Descrição


Concurso para elaboração de edifício complementar à unidade do SESC existente. Esta se insere no eixo conector formado pelos equipamentos institucionais e áreas verdes da Rua Tibiriçá, integrando-se à Praça Luis de Camões, à Catedral Metropolitana, à Praça das Bandeiras, à Praça XV de Novembro e ao Centro Universitário Moura Lacerda.
Os conceitos utilizados foram: eficiência energética da construção, o respeito à legislação e a integração harmoniosa do edifício na paisagem local.O ponto de partida foi relocar todas as funções ora existentes no piso térreo e incorporar o espaço resultante ao principal ambiente do conjunto: a área de convivência. A partir desse ponto a edificação existente, projetada pelo arquiteto modernista Oswaldo Correia Gonçalves (patrimônio a ser preservado) integra-se com o térreo do edifício proposto, que possui dois volumes com alturas distintas conectados por uma torre envidraçada de circulação vertical. O primeiro abriga espaços de lazer e esporte, e o segundo os espaços relacionados aos Projetos Especiais do SESC.
Em ambos os blocos e a partir dos subsolos, a estrutura obedece a módulos de 8,00 metros, no sentido leste/oeste, o mesmo usado por Correa Gonçalves em seu edifício. Esse intercolúnio é particularmente perceptível na área de convivência e na ala das salas de projetos especiais.
Ficha Técnica


SESC Ribeirão Preto

Local: Ribeirão Preto

Data do Projeto: 2013

Área Construída: 17.430,59 m²

Fase do Projeto: Concurso

Equipe: Tetra

Cliente: SESC

SESC Ribeirão Preto