Descrição


A proposta tem por objetivo ser um edifício funcional, marcante na paisagem e integrado ao contexto urbano da cidade de Curitiba.
Os conceitos de sustentabilidade ambiental foram determinantes no projeto. Melhor aproveitamento da iluminação natural, ventilação constante, captação e reaproveitamento da água da chuva e aproveitamento da energia solar estão presentes no conjunto do edifício a fim de reduzir ao máximo o seu impacto ambiental.
O edifício caracteriza-se por três volumes. Dois deles abrigando atividades administrativas e, o terceiro forma um grande átrio de recepção. Essa divisão tem como intenção representar as três classes profissionais (Engenharia, Arquitetura e Agronomia) defendidas pelo conselho na época. A conexão entre esses três volumes é feita por um plenário, intencionalmente, posicionado no topo do prédio apresentando-se como ponto chave e articulador da edificação. O projeto levou em consideração todas as necessidades do programa que o CREA-PR necessita.
A nova sede do CREA-PR foi concebida como uma célula no tecido urbano capaz de se relacionar com a cidade e com a sociedade, por meio de um térreo aberto, com uma praça que inspira o convívio social.
Ficha Técnica


CONCURSO NOVA SEDE DO CREA PARANÁ

Local: Curitiba, PR

Data do Projeto: 2009

Área Construída: 9044,02m2

Fase do Projeto: Concurso

Equipe: Tetra

Cliente: IAB-PR / CREA-PR

CONCURSO NOVA SEDE DO CREA PARANÁ