Descrição


Situada próximo à Praça 14 Bis, o projeto de arquitetura da estação de mesmo nome preocupou-se com uma adequada conexão da Parada 14 Bis do Corredor Nove de Julho do sistema de ônibus de São Paulo com o lado oposto da praça.
Devido a sua localização, esta estação terá passageiros provenientes de uma região densamente habitada da Bela Vista, assim como usuários que acessam os grandes equipamentos de saúde (Hospital Sírio Libanês e Nove de Julho e demais clínicas médicas do entorno). Através do corredor de ônibus, esta estação também atende aos bairros Jardins, Itaim Bibi e Moema.
É caracterizada, construtivamente, por um poço circular de aproximadamente 37 metros de profundidade abaixo do nível do solo e um edifício na superfície, diminuindo de forma considerável o volume de escavação. A plataforma em método NATM (New Austrian Tunnelling Method) é composta por dois túneis interseccionados.
O edifício da Estação 14 Bis conta com uma fachada marcante no entorno com revestimentos metálicos em alumínio composto na cor verde e painéis em vidro laminado e temperado com controle solar.
Atualmente a Tetra está redesenhando todas as estações da Linha 6 - Laranja - para o Consórcio Move São Paulo (responsável pela construção e operação da linha).
Ficha Técnica


Estação 14 Bis

Local: São Paulo, SP

Data do Projeto: 2011-2012

Área Construída: 14.035,16 m²

Fase do Projeto: Básico

Equipe: Tetra + Intertechne

Cliente: Companhia do Metropolitano de São Paulo

Estação 14 Bis