Descrição


Totalizando 45km de extensão, o corredor do sistema BRT de transporte eixo sul do Distrito Federal é composto por 15 estações, sendo 13 de parada, 2 estações de transferência, 2 Terminais (Gama e Santa Maria), além de 2 anexos a terminais existentes (Rodoviária do Plano Piloto e Terminal Asa Sul). As estações foram projetadas prevendo a utilização de ônibus articulado, com possibilidade de parada de dois carros em cada sentido.
Para essas estações adotou-se como partido arquitetônico traços leves e prevalência de materiais transparentes, para que as estações se harmonizassem com as diversas paisagens ao longo do extenso percurso. Propôs-se criar estações seguras e confortáveis aos usuários. A escolha dos materiais buscou o menor impacto ambiental, sendo privilegiado o uso de materiais recicláveis existentes na região.
As estações contam com dois sanitários, um feminino e um masculino, que atendem portadores de mobilidade reduzida, uma sala para DML (Depósito de Material de Limpeza) e uma sala de elétrica.
A cobertura das estações se estrutura através de uma viga central longitudinal com seção em duplo "I", mais resistente à torção. Esta viga metálica central é apoiada diretamente sobre pilares de concreto.
O acesso às estações se dá através de rampas, escadas e passarelas, conforme requisitos da norma de acessibilidade NBR 9050. O conjunto de escadas e rampas proposto tem largura de 4,80 metros, o que possibilita sua implantação até mesmo na pior condição de canteiro, com largura mínima de 5,00 metros.

Ficha Técnica


BRT Brasília

Local: Brasília, DF

Data do Projeto: 2012-2014

Fase do Projeto: Consolidação do Básico + Executivo

Equipe: Tetra + Setepla Tecnometal

Cliente: Governo de Brasilia/SEMOB

BRT Brasília