Descrição


Projeto urbanístico e arquitetônico de um empreendimento residencial composto por 19 casas de até 220 m² com área de lazer comum, destinado aos trabalhadores da Usina Hidrelétrica Lauca, em Angola.
O projeto foi desenvolvido com base nos princípios de adaptabilidade à topografia; garantia de boa orientação solar às residências, de forma que os ambientes de maior permanência sejam bem servidos de iluminação e ventilação natural; criação de áreas comuns de estar e recreação entre as unidades habitacionais e separação da área de circulação de veículos das áreas livres comuns do condomínio.
Tendo em vista as premissas descritas, optou-se pela organização das edificações em pequenos núcleos, agrupando as casas de diferentes metragens quadradas ao redor de áreas de estar comuns, sendo estas ligadas à área de lazer condominial.
A área destinada à circulação de automóveis está organizada de forma periférica e a intenção é segregar o espaço destinado ao pedestre do espaço destinado ao carro, garantindo percursos mais seguros e o caráter privativo dos espaços.
Os dois primeiros núcleos, que abrigam 16 residências de 170 m², situam-se a sul do empreendimento, imediatamente próximos à portaria de acesso. A portaria é composta por uma guarita de segurança e um prédio administrativo com almoxarifado.
O segundo núcleo, composto por residências de 200 e 220m², está situado à leste, ao lado da área de lazer e recreação.
As áreas comuns possuem bancos e largas calçadas que se comunicam com uma pista de cooper que se estende ao longo de todo o condomínio. Sendo assim, têm-se áreas de estar aconchegantes e privativas ao redor das casas, transmitindo a noção de uma pequena vila.
Ficha Técnica


Vila Lauca

Local: Lauca, Angola

Data do Projeto: 2013

Área Construída: 10.000,00 m²

Fase do Projeto: Básico

Equipe: Tetra + Intertechne

Cliente: Odebrecht

Vila Lauca